domingo, 11 de novembro de 2007

A ENTRADA NA MENOPAUSA. O QUE FAZER?


Dra. Conceição Rosário
O que é a menopausa? Menopausa significa o fim da idade fértil da mulher, pois nesta altura ocorre uma diminuição gradual do funcionamento dos ovários.

Como é que a mulher sabe que entrou na menopausa?
Quando por volta dos 48-54 anos deixa de ser menstruada durante pelo menos um ano. Antes da menopausa surgem com frequência irregularidades menstruais quer no que diz respeito à periodicidade, quer ao fluxo menstrual e chama-se a esta fase climatério. Muitas mulheres sentem-se preocupadas nesta altura e recorrem ao médico, pensando algumas que estão grávidas e outras que já estão na menopausa. Durante este período, os níveis de estrogénios 1 já começam a descer e a fertilidade também diminui, devendo no entanto utilizar-se métodos contraceptivos, nomeadamente o preservativo ou o DIU. Quando decorrido um ano seguido sem menstruar, aí sim, a mulher está em menopausa. Os exames laboratoriais podem confirmar a menopausa.
O fim da idade fértil não deve, de modo algum, significar o fim da vida sexual activa ou, muito pior, a entrada na velhice. A idade é mental e a forma como pensamos vai reflectir-se na nossa saúde e nas queixas que temos. Embora possam surgir sintomas, tais como afrontamentos, secura vaginal, suores nocturnos, ondas de calor, irritabilidade, insónias, diminuição da atenção e/ ou outros, existem actualmente tratamentos que os diminuem. Será útil consultar o médico de família e aconselhar-se com ele.
O fim da idade fértil não deve, de modo algum, significar o fim da vida sexual ou, muito pior, a entrada na velhice.

Mas será que a menopausa provoca de facto alterações com risco para a saúde da mulher?

Efectivamente, a diminuição das hormonas femininas, especialmente dos estrogénios, leva a um aumento do risco de doença cardiovascular, colocando a mulher em igualdade com o homem no que diz respeito ao risco para estas doenças. Surge com maior frequência a doença coronária, a Hipertensão Arterial (HTA) e o aumento dos níveis de colesterol.
Outra patologia que surge associada à menopausa é a tão falada osteoporose 2. A falta dos estrogénios conduz a uma diminuição da fixação do cálcio aos ossos, tornando-os mais fracos e em casos mais graves levando mesmo a fracturas, por exemplo no colo do fémur ou a micro fracturas ao nível da coluna lombar, o que pode causar dores e muito mal-estar.
Existem várias formas de tratamento que ajudam a minimizar os sintomas incómodos. Deverão as mulheres contactar o médico de família.
A idade é mental e a forma como pensamos vai reflectir-se na nossa saúde e nas queixas que temos.

Que conselhos dá às mulheres para melhor superarem a fase da menopausa?
Os hábitos de vida neste aspecto são muito importantes:
- Actividade física. Talvez o hábito mais importante, pois o exercício físico, para além de ser benéfico para o coração, leva a um maior consumo energético e impede assim o aumento de peso, tão comum nesta fase da vida (o metabolismo baixa mas as pessoas continuam a comer o mesmo que comiam quando tinham 20 ou 30 anos). Também é a melhor forma de manter a massa óssea, o que por si só ajuda a tratar a osteoporose. Todos os doentes com osteoporose necessitam de fazer exercício.
Pode fazer um programa diário mesmo sem ir ao ginásio. Basta arranjar uns bons sapatos e sair para andar sem nada nas mãos, aumentando diariamente o tempo de marcha, por exemplo. Caso tenha possibilidade, pode praticar yoga, que para além do exercício físico, ajuda a equilibrar o sistema nervoso e a adquirir auto controle através de exercícios respiratórios e técnicas de relaxamento.
- Alimentação. Deve ser rica em cálcio, como por exemplo leite e derivados, embora as mulheres que tenham níveis de colesterol muito elevados se devam abster dos queijos e leites gordos. Mas existem outros alimentos ricos em cálcio, nomeadamente certos vegetais, como os bróculos. Devemos também ter em conta que os alimentos muito ricos em fibras, tão importantes no controle da obstipação e da obesidade, em caso de osteoporose, devem ser consumidos com moderação, pois diminuem a absorção do cálcio a nível intestinal. A soja é um alimento altamente recomendado, pelas razões já anteriormente explicadas. Pode ser consumida como granulado seco que depois de demolhado se cozinha como carne, na forma de tofú, de leite, iogurte.
- Saúde mental. Esta fase da vida é habitualmente muito difícil para a maioria das mulheres, pois como consequência de todas estas alterações hormonais, as formas do corpo modificam-se. Alarga a cintura e a barriga; a pele torna-se seca perdendo elasticidade e brilho, o que para muitas mulheres torna a sua imagem menos agradável diminuindo assim a sua auto estima.
Também é nesta altura que os filhos começam a sair de casa entrando a família na fase do “ninho vazio.”
Tudo isto pode trazer obviamente desequilíbrios se as pessoas não se prepararem emocional e mentalmente. É importante ter actividades que equilibrem o corpo e alimentem o espírito, de modo a que possa apreciar esta fase da vida. Por exemplo, porque não aproveitar os tempos mais livres para ir passear, ir ao cinema, ler um livro, escrever, bordar, pintar? Ocupar-se, fazendo aquelas coisas que sempre gostou e antes não fazia por falta de tempo, é uma excelente opção para manter a mente sã.
A nível sexual, os casais têm a vantagem de poder deixar de utilizar contracepção, o que em muitos casos pode significar uma melhoria das relações. Nem tudo são desvantagens!
Mas essencialmente é bom perceber que a menopausa não é uma doença por si só, é apenas uma fase da vida da mulher que pode ser aquilo que cada uma fizer dela. Se pensar que é velha, que as doenças vão chegar, não tenha dúvida que é certamente o que irá acontecer. Se, pelo contrário, aceitar as mudanças do seu corpo e procurar levar uma vida equilibrada, certamente os sintomas serão muito menores e esta poderá ser uma das fases mais bonitas da sua vida.
Se aceitar as mudanças do seu corpo e procurar levar uma vida equilibrada, certamente os sintomas serão muito menores e esta poderá ser uma das fases mais bonitas da sua vida.
1 - Estrogénios são hormonas femininas produzidas essencialmente nos ovários.
2 - Osteoporose é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea e pela destruição progressiva do tecido ósseo. Passa a haver uma grande susceptibilidade às fracturas.
Fonte: Jornal do Centro de Saúde


Sem comentários: