terça-feira, 16 de outubro de 2007

É menino ou menina?

O facto do seu bebé ser menino ou menina tem exclusivamente a ver com o espermatozóide que fertilizou o óvulo, que poderia conter o cromossoma feminino X ou um cromossoma masculino Y. Assim, o material genético com que a mãe contribui não tem qualquer relevância para a determinação do sexo do bebé.
Dos 23 pares de cromossomas herdados dos pais, um desses pares é composto pelos chamados cromossomas sexuais. Os cromossomas sexuais femininos compõem-se de dois cromossomas X, ao passo que os masculinos se compõem de um cromossoma X, mas do pai poderá receber um cromossoma Y - neste caso nascerá menino (XY) - ou um cromossoma X - resultando então no nascimento de uma menina (XX). Existem indícios que apontam no sentido dos espermatozóides com crossomas Y se movimentarem mas depressa no percurso através do útero do que aqueles que contém o cromossoma X.

Em contrapartida os espermatozóides com cromossomas X parecem viver mais tempo, pelo que se poderá concluir que se as relações sexuais ocorrerem um ou dois dias antes da ovulação é mais provável nascerem rapazes, ao passo que se estas ocorrerem um ou dois dias antes da ovulação é mais provável que nasçam raparigas.

In Guia da Gravidez

Sem comentários: