segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Relação com o parceiro

As responsabilidades inerentes à maternidade e à parentalidade irão com certeza alterar e reflectir-se na sua relação com os seu parceiro, bem como em todo o modo de vida do casal. Deixam agora de formar unicamente um par que partilha os seus interesses comuns, passam a ser os pais de um pequeno ser humano cujas necessidades têm de ser atendidas "24 horas po dia". Uma vez que a satisfação dessas necessidades ocupa a maior parte do seu tempo, é natural que o seu parceiro se sinta negligenciado. A única maneira de evitar isto será incluí-lo e chamá-lo a participar na sua vida com o bebé. Para o recém-nascido não é só importante a ligação à mãe, mas também ao pai.
Na relação entre a mãe e a criança o pai não deve de maneira alguma ser excluído. Mudar as fraldas, dar banho, dar carícias e por o bebé a arrotar depois de comer são oportunidades para o pai e a criança aprofundarem a sua relação.

A ternura, as carícias, o contacto itenso e de perto, são muito importantes, mas ainda nesta fase inicial, e muito agradáveis para todos os envolvidos.

Deixe que também o pai experimente e desfrute estas primeiras semanas.
In guia do bebé

Sem comentários: