domingo, 4 de novembro de 2007

O BEM-ESTAR APÓS O PARTO

Durante a gravidez a maioria das mulheres recebe muitas atenções, mas após o nascimento todos estes cuidados passam a ser orientados no sentido do bebé, da sua saúde e do seu bem-estar. Os visitantes, ao entrar em sua casa, perguntam "Como vai o bebé?", sendo certo que quase sempre este está bem, mas na verdade quem se sente exausta é a mãe. É comum as jovens mães descurarem a sua própria saúde, talvez por não quererem maçar os médicos com os seus próprios problemas, tais como fadiga crónica ou corrimento persistente. No entanto, a sua boa saúde e o seu estado emocional são tão importantes quanto os do seu bebé.

O seu estado emocional

Certas mães apaixonam-se de imediato pelos seus bebés, ao passo que outras parecem precisar de mais tempo para que tal aconteça. Ambas as reacções são perfeitamente compreensíveis. Normalmente, os sentimentos maternais desenvolvem-se à medida que vai conhecendo melhor o seu bebé e que todas as canseiras dos últimos tempos vão ficando para trás no tempo.

Cerca de 3 a 5 dias após o parto as consideráveis variações hormonais que se processam podem provocar em si vontade de chorar, irritabilidade, fadiga, sentimentos depressivos, tensão em poucas palavras, você pode sentir-se esgotada! Estas quebras no seu humor ão normalmente passageiras e não tardam a desaparecer.

Se, no entanto, os seus sentimentos em relação ao bebé a preocupam ou se tiver mesmo a sensação de que voçê ou o seu companheiro seriam capazes de prejudicar o bebé, deverá pedir ajuda a alguém imediatamente. Fale com o seu médico ou enfermeira ou tente arranjar uma maneira de receber aconselhamento psicológico.
in Guia cuidar do bebé

Sem comentários: