terça-feira, 20 de novembro de 2007

OS PRIMEIROS DIAS

Se o seu filho tiver nascido no hospital, o tempo que ainda aí passar após o nascimento terá a ver com o modo como o parto tiver decorrido.
A média de permanência no hospital situa-se entre 2 a 5 dias; no caso de ter sido sujeita a uma cesariana terá de contar com 5-8 dias.

Bexiga e intestinos
Durante os primeiros dias após o nascimento é importante esvaziar a bexiga regularmente. Caso surjam problemas, fale com o seu médico ou parteira acerca disso.

Dor perineal
Mesmo após o parto normal é normal sentir-se dores na zona do períneo (entre a vagina e o recto) e a pele apresentar-se sensível e magoada.
Se levou pontos na zona perineal, por ter sido necessário proceder a um corte com vista a possibilitar a saída do bebé pela vagina ou por os tecidos terem rasgado, então pode ser que esses pontos se torne dolorosos e talvez até provoquem inchaços.
Consulte o médico sobre possibilidades de aliviar essa dor.

Lóquios
Com a expulsão da placenta surge uma ferida no útero, razão pela qual, após o nascimento, é normal que ocorra um corrimento manchado de sangue. À medida que essa ferida vai sarando o corrimento vai-se tornando mais acastanhado e menos abundante e após 2 a 4 semanas cessa. Deverá ir ao médico se após alguns dias voltar a ter uma hemorragia súbita e forte, se os lóquios cessar abruptamente ou se tiver um cheiro desagradável.
Utilize apenas pensos higiénicos durante este período e evite ao máximo as relações sexuais.

Menstruação
Voltará a ter a sua menstuação talvez logo no mês seguinte após o parto, embora também possa demorar até seis meses para que isso aconteça. Se continuar a amamentar, talvez o período só volte depois de começar a desmamar o bebé. Não se esqueça que mesmo que ainda não tenha voltado a ter menstruação, poderá engravidar.
In guia cuidar do bebé

Sem comentários: