terça-feira, 4 de dezembro de 2007

A IMPORTÂNCIA DA ACTIVIDADE FÍSICA PARA A POPULAÇÃO SÉNIOR

Rita Cosme Gonçalves, Fisioterapeuta
O crescente aumento demográfico da população sénior, passou a ser nas últimas décadas factor de interesse e preocupação nos países europeus. Portugal não é excepção sendo, inclusivamente, dos países com maior índice de envelhecimento. As transformações demográficas, sociais e familiares que vêm existindo na sociedade portuguesa determinam novas necessidades para este tipo de população.

Nos próximos 20 anos, prevê-se que o número de pessoas com mais de 60 anos de idade aumente para o dobro. Reduzir e adiar a incapacidade causada pelo envelhecimento é uma medida essencial de saúde pública, e a actividade física pode desempenhar um importante papel nesse sentido, criando e mantendo o bem-estar em todas as idades.
Estudos evidenciam
- A inactividade causa muitas das perdas funcionais atribuídas ao envelhecimento;
- Indivíduos fisicamente activos gozam de melhor saúde;
- A actividade física aumenta a força muscular, a flexibilidade, logo a mobilidade;
- A actividade física está associada à boa saúde mental, ao bom humor, a uma menor depressão e ansiedade. Aumenta assim a sensação de bem-estar.
Benefícios da actividade física nos adultos seniores
A actividade física melhora a qualidade de vida em todas as idades. Os benefícios são evidentes: melhor equilíbrio, mais força, melhor coordenação psicomotora, flexibilidade e resistência. No caso dos adultos seniores, é particularmente importante melhorar a flexibilidade e o equilíbrio, para se evitarem as quedas, uma das principais causas de incapacidade neste grupo.
O exercício físico adequado traz sempre vantagens. Se iniciado cedo e mantido ao longo da vida, ajuda a prevenir doenças como as cardiovasculares, as artrites, a osteoporose e a hipertensão, que são as mais frequentes nos idosos. Se começado mais tarde, mas praticado com regularidade, contribui para minimizar a incapacidade e a dor que estão associadas a essas doenças.
A actividade física ajuda também a prevenir, a reduzir e a controlar:
- A hipertensão, que afecta um quinto da população adulta mundial;
- A osteoporose, diminuindo em 50% o risco de fractura da anca nas mulheres;
- O excesso de peso, diminuindo o risco de obesidade em 50%, relativamente a pessoas com estilo de vida sedentário.A actividade física contribui para:
- Manter saudáveis os ossos, os músculos e as articulações e melhorar a condição física das pessoas com doenças crónicas incapacitantes.
- Controlar situações dolorosas, como as dores nas costas ou nos joelhos.
Além disso, uma vida activa traz aos idosos maiores possibilidades de criarem novas amizades, de manterem laços com a comunidade e de contactarem com pessoas de todas as idades, reduzindo-se, assim, a solidão e a exclusão social. Por outro lado, desenvolve-se a autoconfiança e a auto-suficiência, sentimentos fundamentais para o seu bem-estar psicológico.
Tal como as pessoas de qualquer outra idade, os idosos devem escolher as actividades físicas de que mais gostem. Mas, havendo algum problema de saúde específico, deve procurar-se o conselho do médico antes de se iniciar a sua prática.
Onde e Que tipo de Actividade Física escolher
Actividade física para Seniores As classes de Gerontomobilidade, são classes de ginástica específica para este tipo de população, caracterizada como um tipo de actividade física especializada na reabilitação de adultos seniores com ou sem grau de incapacidade, dependência física e funcional ou em risco de perda de independência e ou de autonomia.
Onde praticar?
As classes de Gerontomobilidade não estão infelizmente muito divulgadas. Porém, podem encontrar-se em:
- Centros de Dia- Centros Comunitários
- Clínicas de Fisioterapia- Centros de Saúde
- Casas de Repouso- Instituições de Solidariedade Social
- Instituições de Apoio ao Idoso O aumento de um programa de actividade física para adultos seniores tende a melhorar o seu estado de saúde, diminuindo a dependência, a ociosidade, favorecendo a socialização, com o objectivo de melhorar a Qualidade de Vida.

Sem comentários: