quinta-feira, 9 de abril de 2009

DOSSIER: ENURESE NOCTURNA



Joana Borges



A enurese nocturna afecta em Portugal cerca de 80.000 crianças entre os 5 e os 14 anos e cerca de 55 milhões em todo o mundo. A enurese não é uma doença, mas uma disfunção fisiológica e afecta a auto-estima da criança; A criança enurética nunca o faz de propósito ou por preguiça; A criança nunca deve ser culpabilizada ou punida; A enurese nocturna pode e deve ser tratada; Aos primeiros sintomas, os pais devem levar a criança ao médico de família ou pediatra.






O que é a enurese nocturna primária





A enurese nocturna primária é a emissão involuntária de urina durante o sono, depois dos 5 anos de idade.





Ser primária significa que a criança nunca deixou de fazer chichi na cama. Embora seja frequente pensar-se que a enurese nocturna se resolve com o tempo, o seu não tratamento afecta a auto-estima e socialização da criança. Tal pode provocar efeitos adversos no desenvolvimento harmonioso da criança e causar problemas psicológicos para toda a vida.





Por isso deve ser proporcionado um tratamento pronto e efectivo, prevenindo assim o sofrimento durante a infância, adolescência ou até mesmo na idade adulta. Contudo, apenas cerca de um terço das famílias com casos de enurese consulta o médico. Em estudos que avaliaram a auto-estima de crianças enuréticas, antes e depois do tratamento, foi demonstrado que o pronto tratamento pode restaurar a autoconfiança.









Dados estatísticos





• A enurese nocturna primária é a seguir às afecções alérgicas, a disfunção física com maior incidência na infância;





• Em Portugal, existem aproximadamente 80.000 crianças enuréticas: 15% com 5 anos, 10% com 10 anos e 0,5 a 1% dos jovens adolescentes. Isto significa que numa turma do Ensino Primário com aproximadamente 30 crianças, 5 sofrem de episódios de chichi na cama - enurese.





• Esta disfunção afecta cerca de 10% das crianças com 7 anos de idade, e é mais comum nos rapazes do que nas raparigas;





• Aproximadamente 70% das crianças com enurese nocturna, nunca chega a receber qualquer apoio médico. No entanto, existem medidas simples que ajudam a criança a ultrapassar esta perturbação.









International Children's Continence Society (ICCS)





A International Children's Continence Society publicou recentemente uma estratégia para gerir a enurese nocturna. A estratégia aborda a situação actual da enurese nocturna a nível mundial, em termos clínicos, psicológicos e sociais, e focando ao mesmo tempo as soluções para a problemática.





A ICCS reconhece que a consciência para o problema da enurese nocturna é ainda muito reduzida, sendo por isso uma prioridade aumentar a notoriedade da mesma. A estratégia da ICCS tem assim como principais objectivos:


• Proporcionar uma vida mais suportável para as crianças e sua família;


• Reduzir o tempo de enurese nocturna durante a vida.









Os sintomas de alerta





O facto de a criança entrar para a escola e continuar a fazer chichi na cama, com intervalos inferiores a seis meses, deve ser encarado como um sintoma de alerta. Mas, em geral, as crianças enuréticas molham a cama mais do que uma vez por noite.





Existem também casos a ter em atenção, como o nascimento de um irmão ou o divórcio dos pais, causas que podem provocar temporariamente episódios de enurese na criança, normalmente denominados como enurese secundária.



As causas





Hereditariedade






Os pais devem ter em atenção que esta disfunção tem uma grande prevalência hereditária. Assim, existe um índice de 44% de ocorrência de enurese nocturna se um dos pais foi enurético, e de 77% se ambos (pai e mãe) tiverem sido enuréticos.





Está também provado que uma criança que é precedida por duas gerações com enurese nocturna tem um atraso de ano e meio no controlo nocturno da bexiga. Actualmente, foram já descobertos os cromossomas -12q e 13q- que podem predispor geneticamente as crianças a desenvolver a enurese nocturna.






Fisiológica





Mas a causa fisiológica mais comum é uma deficiência na produção nocturna de uma hormona antidiurética chamada vasopressina. Esta hormona regula a produção de urina durante as 24 horas do dia, existindo uma maior produção desta hormona durante a noite para, deste modo, reduzir o volume de urina. No caso da maioria das crianças enuréticas, e segundo alguns investigadores dinamarqueses, existe uma deficiência na produção nocturna da vassopressina.









Psicológica





Quando a criança se apercebe que pelo facto de fazer chichi na cama, recebe mais atenção dos pais. Esta situação normalmente acontece quando nasce um irmão no seio da família.





Cerca de 30% das crianças com enurese nocturna revelam problemas psicológicos: ansiedade, depressão, baixa auto-estima, delinquência, comportamento agressivo. Estes evoluem positivamente quando o problema da enurese nocturna se soluciona.












Problemas sociais





Para além de um constrangimento para os pais, esta disfunção é, essencialmente, uma grande humilhação para a criança, podendo vir a afectar fortemente a sua auto-estima e socialização.





A criança enurética tem vergonha de fazer chichi na cama e quer esconder este problema. Daí que tudo o que implique passar a noite fora de casa seja um grande problema. Isto também vai afectar a vida social da criança, que se vai mostrar apreensiva à ideia de ir dormir a casa de um familiar, de um amigo ou de participar num acampamento.





Por outro lado, estes meninos pensam que são os únicos que ainda fazem chichi na cama, o que os faz sentir diminuídos perante as outras crianças da sua idade, criando um quadro de infelicidade. Logo, a criança enurética pode vir a sofrer graves problemas de auto-estima e auto-confiança, sendo muitas das vezes alvo de "gozo" por parte dos seus colegas.









Conselhos para os pais





É importante lembrar que a culpa não é da criança, nem dos pais. Ficar zangado ou castigar a criança apenas vai agravar a situação. Apoiar ou incentivar os esforços dos enuréticos em manterem-se secos ajuda realmente a superar o problema. Procurar alguma ajuda acelera o processo, poupando o sofrimento e a angústia da família.





Embora a enurese nocturna tenda a passar naturalmente com a idade, o primeiro passo que os pais têm de dar é levar a criança ao seu médico de família ou pediatra, para despistar a "doença" e conhecer as causas da mesma. Pode dar-se o caso de a criança sofrer de outros problemas que não sejam identificados como sendo enurese nocturna, nomeadamente infecções urinárias, que requerem tratamento especializado e adequado.






Os pais, para além de levarem as crianças ao médico, devem:





• Não pune ou menospreze o seu filho. A enurese nocturna não está sob o seu controlo. Culpabilizar não ajuda nada. De facto, só servirá mesmo para aumentar a vergonha;





• Diga ao seu filho que o ama, e que compreende os seus sentimentos;





• Relembre o seu filho que a culpa da enurese nocturna não é dele;





• Limpe tudo rapidamente sem grande confusão. Encoraje o seu filho a ajudá-lo a mudar de pijama e a refazer a cama;




• Fale com o seu filho acerca de enurese nocturna. Dê-lhe uma explicação do que se passa;





• Se teve enurese nocturna quando foi criança, partilhe a sua experiência, pois isso é muito importante para a criança;





• Fale com o médico sobre o problema do seu filho, pois ele certamente com a sua experiência e sugestões irá ajudá-lo.




Conselhos para as crianças





• Certifique-se que foi à casa-de-banho antes de ir para a cama. Se não se recordar que foi à casa de banho, faça deste acção um hábito frequente;





• Peça aos seus pais ajuda para cortar com os 3 C's: cafeína, bebidas com hidratos de carbono (como Coca-Cola), e chocolates;





• Não beber demasiados líquidos durante a noite. Uma bebida durante o jantar e nada mais depois, ajudará certamente o seu corpo de produzir demasiada urina durante a noite;





• Não fique envergonhado por falar em enurese nocturna com o seu médico. Você não está sozinho, pois muitas crianças molham a cama também.









Como tratar o problema





Depois de se eliminar a hipótese da bexiga ser a causa do problema, existem terapias e medicamentos eficazes que a podem tratar.






Terapia com alarme


Este tratamento consiste em duas peças que são colocadas na cama e quando a criança começa a fazer chichi, o contacto da urina com a coberta faz soar o mesmo. Ao fim de algumas semanas, a criança vai acordar sozinha quando sentir a bexiga cheia. No entanto, estudos recentes questionam este método porque requer uma grande compreensão e disponibilidade dos pais.






Desmopressina


Trata-se de um análogo sintético da hormona antidiurética que aumenta a concentração de urina e diminuiu o volume urinário, sem efeitos secundários e com uma prolongada acção. Este é o tratamento mais receitado pelos médicos e em muitos casos consegue eliminar o problema em poucos meses.






Terapia motivacional


A abordagem do tratamento da enurese nocturna é feita em reuniões onde toda a família deve estar envolvida. O objectivo destas sessões é encorajar a criança a assumir a responsabilidade do problema e ensinar a família a lidar a ultrapassá-lo. Adoptar um papel activo e uma atitude positiva perante a enurese nocturna do seu filho, contribuirá para o êxito da terapia.









Onde obter uma consulta de enurese nocturna?





HOSPITAIS ZONA NORTE
• Barcelos
• Braga
• Coimbra
• Covilhã
• Guimarães
• Matosinhos
• Oliveira de Azeméis
• Paredes
• Porto
• Póvoa do Varzim
• Sta. Maria da Feira
• Vila Nova de Gaia



HOSPITAIS ZONA SUL
• Abrantes
• Almada
• Amadora
• Leiria
• Lisboa
• Santarém
• Tomar
• Torres Novas
• Torres Vedras







Fonte: BEST NEWS

Sem comentários: