segunda-feira, 29 de outubro de 2007

AUTO-EXAME DA MAMA

Data: 2007-02-08
Mamografia e Despiste do Cancro da Mama. Um dos grandes acontecimentos do século XX no mundo ocidental, foi a tomada de consciência por parte das mulheres da necessidade de uma maior intervenção social, politica e económica.

Curiosamente, estas mulheres têm por vezes uma atitude expectante quando se trata da sua saúde, negligenciando sintomas que as deviam alertar.

A mulher deve encarar a sua saúde de uma forma mais participativa, de maneira que de um modo simples e com alguns exames não invasivos, possa beneficiar de toda uma panóplia de meios que só a beneficiarão.

O segredo para a classe médica, será de envolver todas as mulheres nesta cruzada contra o cancro e sobretudo para a necessidade de uma detecção precoce.»

A prevenção em Senologia
A verdadeira prevenção não existe, porque as causas de cancro na mama são múltiplas e ainda não totalmente identificadas. No entanto, a mamografia é o método mais fiável de despistagem precoce do cancro da mama.
O cancro da mama é a primeira causa de mortalidade na mulher.
Cerca de 30.000 novos casos são detectados por ano. Estudos efectuados nos Estados Unidos, Suécia e Holanda demonstraram que a detecção precoce, fez baixar a taxa de mortalidade entre 30 e 40%.
Quanto mais precoce for a despistagem, maior e melhor será a expectativa de vida.

É importante conhecer os sinais que podem revelar um cancro da mama:
- Um nódulo pequeno ou espessamento da pele;
- Uma modificação da forma da mama ou um mal-estar persistente;
- Escorrência mamária fora de um contexto de gravidez.Em caso de aparecimento destes sinais deverá consultar imediatamente o seu médico.

Para as mulheres que não têm nenhum sintoma as recomendações médicas são as seguintes:- Mulheres com mais de 20 anos, deverão proceder mensalmente e após o período menstrual a um cuidadoso auto-exame.
- Mulheres com mais de 50 anos deverão efectuar uma mamografia de dois em dois anos.
As mulheres com antecedentes familiares ou pessoais de cancro da mama, devem consultar o seu médico que julgará da oportunidade, de efectuar mamografias com um tempo de repetição menor.

SIGA AS RECOMENDAÇÕES DO SEU MÉDICO. A MAMOGRAFIA NÃO É UM LUXO, PODE SALVAR-LHE A VIDA. O CANCRO DA MAMA DESENVOLVE-SE LENTAMENTE, GERALMENTE, NECESSITA DE 6 A 8 ANOS PARA ATINGIR UM TAMANHO DE 1cm. POR ISSO QUANTO MAIS PEQUENO E MAIS LOCALIZADO MELHOR SERÃO AS POSSIBILIDADES DE CURA.

Auto-Exame da mama
» O que é o Auto-Exame?
É o exame efectuado pela própria mulher, que conhecendo bem todas as particularidades das suas mamas, lhe permite uma melhor apreciação das alterações que decorrerão no decurso da sua vida.

» Quando fazer?
Faça o auto-exame uma vez por mês.A melhor ocasião é na primeira semana após o ciclo menstrual, altura em que há menor tensão mamária. Para as mulheres já na menopausa ou que tenham sido submetidas a uma operação ao útero ou ovários, o auto-exame deve ser feito no mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15.


» O que procurar?
Diante do espelho:
» Deformações ou alterações do formato das mamas
» Abaulamentos ou refracções
» Fenda à volta do mamilo

No banho ou deitada:
» Caroços nas mamas ou axilas
» Secreções pelos mamilos

Como examinar as suas mamas?
Diante do espelho:
Eleve e abaixe os braços.
Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou refracções.

Durante o banho:
Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila.
Faça o mesmo na mama esquerda.

Deitada:
Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita.
Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.


Atenção:
Caso encontre alguma das anormalidades citadas, lembre-se que é importante procurar o seu médico, quanto mais cedo melhor!
Além disso nas consultas de rotina, peça ao seu médico assistente para que examine também as suas mamas.

Sem comentários: