terça-feira, 20 de novembro de 2007

ALERGIAS

O nosso sistema imunitário é capaz de identificar e eliminar substâncias e agentes nocivos. Mas, por vezes, sofre de "excesso de zelo", e reage contra substâncias que não são perigosas. Chama-se a essa reacção exagerada hipersensibilidade ou alergia, e alérgenos às substâncias que a originam.

O sistema imunitário tem memória. Diz-se que a pessoa está sensibilizada para um alérgeno quando o seu sistema imunitário já memorizou essa substância.

Atopia
Há pessoas mais susceptíveis a substâncias normalmente presentes no meio ambiente (pólens, bolores, pó doméstico). Diz-se que são atópicas.
Frequentemente hereditária, a atopia manifesta-se por eczemas, febre dos fenos (ou polinose - é causada por pólens) e asma alérgica.

Tratar as alergias
Não há tratamento definitivo. O objectivo é afastar o alérgeno, mas isso nem sempre é fácil.
Há fármacos que bloqueiam a resposta imunitária alérgica, e são usados para tratar situaçõea agudas. Provocam habituação e outros efeitos secundários, como a sonolência, pelo que devem ser utilizados com cuidado.
O tratamento mais eficaz é dessensibilizar: retirar a substância da memória do sistema imunitário. Se o sistema imunitário "esquecer" o alérgeno, não reagirá com a mesma intensidade. É um tratamento demorado, que exige a identificação precisa da substância causadora da alergia.

Identificar as alergias
Sobretudo nas crianças, pode ser difícil identificar com precisão quais as substâncias responsáveis pela reacção alérgica.
O Primelab pode ajudar, através da pesquisa e doseamento dos anticorpos específicos de cada alérgeno. Existem actualmente testes para centenas de alérgenos diferentes, incluindo plantas e fungos, alimentos infantis, mariscos, peles de animais e insectos.
Contactos:Primelab – Laboratório de Análises Clínicas
Rua Tomás da Fonseca,
Torres de Lisboa
Edifício E, 3º Piso
1600-209 Lisboa
Telefone: 217 202 120

1 comentário:

Paulo Pires disse...

Venho por este meio convida-lo(a) a integrar o seu portal, site, blog, fórum (em português) no directório do "Planeamento de uma Gravidez" http://planeamento-gravidez.blogspot.com/.

O directório http://directorio-gravidez.blogspot.com/ é uma base de dados de links relacionados com a gravidez e temas relacionados.

Será uma forma de divulgação do vosso "espaço". Mais um contributo para unir uma comunidade que não se quer dispersa, e se pretende unida, para ser uma voz forte e coesa na defesa dos interesses comuns.

Tem como objectivo incluir "todos (quantos possíveis) links de portais, sites ou blogs portugueses relacionados com a gravidez, parto, infertilidade, aborto espontâneo, maternidade, paternidade, filhos, vida do casal ..." .

Para ser incluido:

Enviar um mail, com o título "Mais um" e deverá incluir o endereço (para colocar no directório e o mail pelo qual receberão a noticia de que o directório está on-line.

2 - Nesse mail deverá dizer a categoria em que se insere o conteúdo do portal, site, blog de acordo com esta lista:

* Gravidez
* Parto Humanizado
* Doulas
* Infertilidade
* Aborto espontâneo
* Mães
* Paternidade
* Maternidade
* Filhos
* Vida do Casal
* Diversos




--
Paulo Pires (visite estes dois blogs)
http://planeamento-gravidez.blogspot.com
http://directorio-gravidez.blogspot.com/
planeamento.gravidez@gmail.com